skip to navigation

Dr. Abel Dos Santos MD

Profession:
Ophthalmologist
Medical School:
Instituto de Microcirurgia Oftalmologico de Barcelona -IMO
Location:
Beira, Mozambique
Society:
Mozambique College of Ophthalmology

AUTOBIOGRAFIA
ABEL DOS SANTOS POLAZE, nascido numa família de camponeses, em Songo, uma pequena vila próxima a Barragem Hidroeléctrica de Cahora-Bassa, situada na Província de Tete, República de Moçambique, a 30 de Setembro de 1969. Meus pais chamavam-se Polaze e Jeremita, tenho três irmãos.
Em 1977, por decisao dos meus pais, passei a morar com o meu irmão mais velho na Cidade de Chimoio, Província de Manica, região centro do país, onde iniciei a frequentar o ensino primário. Fiz o Ensino Secundário, Pré-Universitário e Universitário na República de Cuba, mediante bolsa de estudos. Um dos grandes desafios para mim naquele país foi o de aprender o idioma espanhol e viver longe de família e sem comunicação por mais de dez anos consecutivos. Mas o final foi positivo porque é tudo quanto sou hoje, valeu a pena minha aventureira viagem estudantil a aquele pequeno, mas grande país de América Latina.
Conclui a Licenciatura em Medicina Humana em 1997, na Faculdade de Ciências Médicas de Cienfuegos, República a de Cuba. Durante a minha estadia naquele país, assim como a convivência que tive com outros colegas estudantes moçambicanos, e com estudantes de outras nacionalidades de vários países de todos continentes; contribuiu bastante a minha forma de ser e estar, de pensar e sonhar, e sobretudo, de melhor definir o meu futuro, o futuro do meu país.
Tendo concluído a carreira médica, regressei a minha pátria amada finais de 1997, e no mesmo ano, foi o início das minhas primeiras actividades laborais no Hospital Distrital de Bárue, zona norte da Província de Manica, e também, exercia atividades clínicas em mais três distritos da mesma zona, porque na altura não possuíam médicos.
Foi para mim, uma experiência ímpar, pois como Médico Generalista recem graduado e com poucas experiências nas práticas médicas, tinha de atender em primeira mão, todos casos que precisassem de assistência médica, e transferir aqueles que não tivessem solução local. É aqui onde descobri que havia uma área de clínica médica não explorada, isto é, havia em todo o país, duas oftalmologistas, e todas afectas na capital de Moçambique. Daí, a minha motivação em fazer oftalmologia para cobrir esse défice.
Casado com a Natércia Adriano Polaze, com a qual tenho três lindos e maravilhosos filhos. De 2003 a 2005, trabalhei no Hospital Provincial de Chimoio como Clínico Geral, e ao mesmo tempo, assumi a função de Diretor Clínico do hospital. No ano seguinte, iniciei a Especialização em oftalmologia através de bolsa de estudos em Barcelona, Espanha, entre 2006 a 2010.
De 2011 a 2014, trabalhei no Hospital Provincial de Inhambane como Médico Oftalmologista, Diretor do Serviço de Oftalmologia e Assessor Provincial do Programa de Oftalmologia, onde adquiri muitas experiências clínico-cirúrgico, pois recebia apoio de médicos espanhóis (ONG), que vinham na província para campanha de cirurgia de catarata nos dois primeiros anos de trabalho naquele hospital. Foi, para mim, uma experiência muito boa, pois impulsionou e consolidou a tioria e a prática médica especializada. Também aprendi gerir o programa de oftalmologia a nível da província, e em especial, na comunidade.
Actualmente, trabalho no Hospital Central da Beira, região centro da Provincia de Sofala, que além de ser oftalmologista, assumo funções de Director do Serviço de Oftalmologia e Assessor Provincial do Programa de Oftalmologia. Exerço actividades clínico-cirúrgico em todos os distritos da Província de Sofala, em forma de campanhas programadas, de modo a abranger as pessoas com patologias oftálmicas, exemplo catarata, e não conseguem ir até ao Hospital Centra da Beira, devido as condições de sua patologia e longas distâncias que devem percorrer para chegar.

Stay connected:         Follow us on Instagram

Web site design and web development by D3 Solutions